Av 1 - Ciência Política

Questão 1
Analise as alternativas a seguir. Em seguida assinale a INCORRETA em relação ao pensamento de John Locke, autor do livro “Segundo Tratado sobre o Governo Civil”, de 1690: 
Sua resposta
Locke, precursor da democracia moderna, defende a idéia de que a política deve ser exercida somente pelos homens que têm vocação para a mesma, e o povo deve escolher seus representantes no governo segundo essa premissa.
Questão 2
Sobre o pensamento de Montesquieu, filósofo francês e um dos grandes clássicos da Política Moderna, assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta
Foi um grande crítico dos governos monárquicos, estabelecendo em sua obra parâmetros para a criação de uma nova forma de governo – a democracia clássica – representada diretamente pelo próprio povo.
Questão 3
Em relação a Jean-Jacques Rousseau, filósofo iluminista do século XVIII, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu pensamento político:
Sua resposta
A democracia não é a melhor forma de governo, pois o povo não sabe decidir o que é melhor para si. É preciso, portanto, governar de forma absolutista (como nas monarquias feudais).   
Questão 4
Assinale a alternativa correta em relação à questão da democracia a partir dos conteúdos trabalhados na disciplina:
Sua resposta
Pode ser entendido como um dos aspectos essenciais da democracia o conjunto de princípios e ações que tem por objetivo proteger a liberdade humana, bem como garantir o direito de participação de toda a sociedade na vida pública.
Questão 5
Em relação às idéias políticas presentes no pensamento de Marx e de Weber, assinalem a alternativa CORRETA:
Sua resposta
Marx defende que nas sociedades capitalistas o Estado (e, portanto, o governo) defende somente os interesses econômicos da classe burguesa..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social