Av 2 - Ciência Política

As respostas abaixo não são garantias de que estão certas é apenas uma sugestão para pensar, leia todo material envolvido na materia tire suas proprias conclusões.


Questão 1
Enade 2005 (FGCS-01) Está em discussão, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma política e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento público de campanhas, fidelidade partidária, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados à obrigatoriedade de os candidatos fazerem declaração pública de bens e de prestarem contas dos gastos devem ser aperfeiçoados, os órgãos públicos de fiscalização e controle podem ser equipados e reforçados. Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da:

Sua resposta
Ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência.
Questão 2
Em 2010 os eleitores brasileiros puderam participar da escolha de candidatos à presidência da República, senado, câmaras legislativas e governo estadual,  distribuídos entre diferentes partidos políticos. Durante os meses de campanha eleitoral, o que se observou na mídia e nas ruas foi um festival de propagandas, promessas, aproximações com os eleitores, slogans, discursos, pesquisas de intenção de voto, debates entre candidatos, e muitos confrontos entre os adversários. Todo esse cenário é resultado de um conjunto de ações minuciosamente planejadas e estruturadas pelos partidos na tentativa de conquistar eleitores para seus candidatos, e, obviamente, de afastá-los dos oponentes. Tais ações são definidas como:
Sua resposta
Uso indevido da máquina pública.
Questão 3
Dentre as alternativas a seguir, assinale a que NÃO representa a “máquina eleitoral” do Brasil:
Sua resposta
A principal preocupação dos políticos deve ser a execução de suas promessas, atendendo às reais necessidades e interesses da população. 
Questão 4
Em relação ao conceito de “cidadania” analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que melhor corresponde à sua definição e significado:

I - Uma ação de cidadania não precisa estar comprometida com o bem comum ou com as questões políticas. Prova disto é que para ser cidadão basta que o indivíduo possua os documentos exigidos por lei, como a carteira de identidade e o título de eleitor.
II - Uma sociedade não precisa de ações de cidadania para ser democrática, pois quem deve assegurar o cumprimento das leis e a afirmação dos direitos da sociedade é o governo, que nos regimes democráticos assume este papel.
III - A expressão da cidadania somente se dá na esfera da ação coletiva, por isto é fundamental que a sociedade se organize através de partidos políticos, de movimentos sociais e de outras formas de participação política coletiva.
IV - A principal forma de expressão da cidadania é pelo voto, sobretudo se este for secreto (como no Brasil). O indivíduo cidadão é aquele que ajuda a eleger seus representantes no governo.
V - Uma ação de cidadania exige, necessariamente, interesse pelo bem comum e participação política por parte da sociedade, sobretudo na luta por seus direitos.
Sua resposta
Somente  V está correta.
Questão 5
Considerando a questão da mendicância como expressão da acentuação da pobreza, e, portanto, um problema social cuja solução passa necessariamente pela ação política, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta com base nas aulas:
Sua resposta
Para combater a mendicância, o primeiro passo do governante é identificar o fenótipo padrão dos indivíduos que se encontram nessa condição. A partir daí pode-se agir focalizadamente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social