13 Razões para fazer faculdade EAD.

13 Razões para fazer faculdade EAD


13. Inclusão social
O ensino a distância une estudantes, trabalhadores, pessoas mais maduras que passaram muito tempo sem estudar, etc. Junta inclusive pessoas de camadas sociais distintas, com diferenças econômicas ou sociais, que também ganham a possibilidade de interagir entre si.
Pessoas com dificuldades motoras, que não podem sair de casa com facilidade, também são beneficiadas. Se antes a impossibilidade física impedia a educação, agora é possível fazer curso superior e pós-graduação gratuita. Portanto faculdade via internet é também uma ferramenta de inclusão social.

12. Não há código de vestimenta
Você pode atender às aulas de pijama, ou até completamente nu (contanto que a aula não necessite de uma webcam).

11. Você não precisa fazer anotações
É difícil para você manter a atenção durante as aulas? Com um curso online as aulas já estão escritas. Se você perder a atenção por alguns minutos é só retornar e ler novamente.

10. Diploma
Você pode fazer graduação “latu sensu”, ou pós-graduação “strictu sensu” via internet. Isso significa que é possível conquistar diploma de bacharel, licenciatura, mestrado, doutorado, pós-doutorado, etc. fazendo a universidade à distância.
Caso a instituição em que você cursa graduação pela internet esteja adequadamente autorizada pelo MEC, o título que você recebe ao final do curso superior online vale tanto quanto um título recebido por completar um curso presencial tradicional.

9. Você pode fazer de graça
Essa é a economia suprema. Ok, eu sei que não é só faculdade via internet que é possível fazer de graça, mas vale mencionar aqui, pois você pode tentar uma destas opções. Além de o governo ter um programa chamado Universidade Aberta do Brasil, que contempla exclusivamente cursos superiores via internet, também existem bolsas integrais do Estado e instituições filantrópicas. Também há a vantagem das bolsas rotativas que permitem que você pague a faculdade apenas depois que acabar de cursá-la. Até bancos oferecem financiamentos estudantis hoje em dia. Não precisamos nos delongar aqui sobre este tema porque este artigo ensina tudo sobre isso: Faculdade pela internet grátis.

8. Material de estudo
Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet e um computador, que está cada vez mais acesssível. Para que as inteirações entre professores e alunos sejam mais eficazes, microfone e câmera são desejáveis.

7. Tempo flexível
Se você é uma pessoa muito ocupada ou viaja demais, pode otimizar melhor o seu tempo ao fazer um curso superior a distância. Com um computador e uma conexão à internet você está na sua sala de aula virtual.

8. Favorece os tímidos
Alguns podem argumentar que a falta de socialização direta entre professor e aluno, e dos alunos entre si, pode ser um problema. Mas a realidade é que a liberdade é maior, pois não há menor inibição em levantar uma dúvida em uma sala de bate-papo na internet. Mas levantar a mão em uma sala de aula é um ato hercúleo para muitas pessoas.

5. Liberdade
O fato de os cursos estarem disponíveis em qualquer localidade do globo, 24h por dia, torna a faculdade acessível a uma quantidade muito maior de pessoas.
A internet é onipresente. Em um curso tradicional, caso você adoeça e não possa comparecer na universidade, além de levar falta também perderá todo o conteúdo que foi ensinado naquele dia. Já com o ensino via internet não há este problema, pois você pode atender às aulas da sua própria cama, se necessário.
Para pessoas que precisam passar algum período em outro estado, ou mesmo no exterior, a educação a distância permite que as aulas cheguem até você.
Como o ensino é modular e você faz seu próprio horário isso permite que você aprenda no seu próprio passo e não precisa seguir o mesmo ritmo de uma grande turma com muitos alunos. Essa característica adaptável da faculdade via internet o torna mais individual.

4. No seu ritmo
Não existem agendas fixas nas classes online. Os estudantes podem completar seus trabalhos e provas quando estão prontos. Se suas tarefas forem feitas até o fim do bimestre, estará tudo bem.
As provas podem ter que ser feitas em uma semana depois de anunciadas, mas os estudantes ainda poderão escolher quando eles querem fazê-las. Eles podem revisar sua matéria até que sintam que estão prontos para realizar as tarefas, trabalhos ou fazer suas provas.

3. Economia
O curso costuma ser mais barato do que uma universidade presencial porque não exige o custo de toda a estrutura física com carteiras, luz, manutenção, funcionários, etc. Você também economiza com ônibus ou combustível e estacionamento. Você evita os lanches fora de casa, o que gera uma economia considerável, talvez a mais significativa de todas. Ao longo de quatro anos você pode economizar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil reais ou ainda mais. A dieta de casa pode ser também mais saudável que a de uma cantina universitária.

2. Conforto e flexibilidade
Se para você seria impossível conciliar um curso presencial – que tem hora marcada para começar e para terminar – com o ensino via internet você pode estudar no horário que preferir: uma ou mais vezes no dia; a cada dois dias… Assim você gerencia o seu tempo de maneira flexível.
Você já trabalha o dia todo e não queria ter que ficar mais cinco horas, todos os dias da semana, longe daqueles que você ama? A faculdade pela internet permite que você faça o seu horário e estude no conforto de sua própria casa, próximo daqueles queridos por você. Você também tem a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos específicos no próprio local de trabalho sem que os horários o prejudiquem.
Pessoas que vivem em localidades remotas e cidades do interior, longe de Universidades, agora também têm a oportunidade de estudar e se aperfeiçoar.

1. Ensina melhor
Muitos pensam que o ensino a distância pode ser menos eficiente do que o ensino tradicional que conhecemos há tanto tempo. Mas a realidade é outra. Resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho, feito pelo MEC) com alunos do ensino pela internet, mostraram que eles têm se saído melhor do que os acadêmicos dos cursos presenciais.

Comentários

  1. Acredite EAD é tão eficiente quanto a presencial, pois nos dedicamos de forma igual, vivo em marajó e jamais imaginei cursar serviço social, trabalho com cadastro unico a 7 anos e essa experiencia me deixa muito feliz, pois a visão dos direitos a quem deles precisa me ensentivam ir em busca de mais conhecimento e só com EAD pude ter esse previlegio.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente desconheço esse resultado do ENADE aqui apontado,observamos uma precarização em todos os setores educacionais,quer seja no campo de salários dos professores ,quer seja na qualidade de ensino.Assim como o curso de direito ,o curso de Serviço Social deveria um exame ao final do curso para que púdessemos avaliar a capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da profissão. O próprio CFESS,já se manifestou sobre o assunto.Peço, particularmente ainda prefiro o presencial,acho rico esse contato com a sala,você olhar para o seu colega (vivemos em uma sociedade tão individualizada e fragmentada) cada um teclando da sua casa.Já sou formada,fiz 2 faculdades presenciais e agora uma pós no EAD ,sei que esse é o futuro,mas não vejo razão para dizer que o EAD e melhor.

    ResponderExcluir
  3. ops,ficou faltando a palavra submeter. Leia : o curso de Serviço Social deveria submeter há um exame ao final do curso...

    ResponderExcluir
  4. Não entendi a importância de estar de pijama ou nu??estudar é uma coisa séria,exige comprometimento ,não é para relaxar quando se estuda.Por favor!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II