O Serviço Social na habitação

 A atuação do Assistente social na habitação, começa com a divulgação ampla do projetos sociais na localidade onde são desenvolvidos.
Caso não tenha program habitacional no municipio de atuação, é atribuição do Assistente Social, propor o projeto ao Gestor Municipal.
Uma vez tendo o projeto, o assistente social deve divulgá-lo, por meio de todos os meios de comunicação disponiveis, em seguida proceder o cadastro das pessoas de acordo com as condicionalidades do programa. 

Depois de feitos os cadastros, deve avaliar e selecionar aquelas familias que cumpram as condições do projeto. 

Modo continuo, realizar reuniões periódicas com os utentes contemplados. Recolher documentação, investigar a veracidade das condicionalidades, esclarecer sobre a importancia da casa própria e que a mesma não pode ser vendida. 

Por outro lado cabe ainda, o acompanhamento da construção das casas, junto ao Gestor Municipal, engenheiros e todos os envolvidos com a contrução, bem como consecionária de rede esgoto, agua e energia elétrica. 

Após a construção e entrega das casas aos beneficiários, segue o acompanhamento para formação comunitária, diminuição da violência, frequência escolar, Limpeza, conservação do local e emancipação dos indivíduos envolvidos.

O trabalho social inserido nos Programas Habitacionais tem se constituído de importância fundamental para garantir o acesso de famílias de baixa renda à moradia, ao mesmo tempo em que fortalece a perspectiva de sustentabilidade de gênero, posta pela Política pública de Habitação.

Assim, a atuação do Assistente Social, na perspectiva de gênero, dada nos eixos de Mobilização e Organização Comunitária e Geração de Trabalho e Renda, nos Projetos de Habitação para o segmento de interesse social. 

O Trabalho Técnico Social desenvolvido pelo Assistente Social, através de uma Política de Habitação do Estado, possibilita que uma parcela significativa da população brasileira tenha, não somente o acesso a uma moradia, mas que se envolvam com outras condições inerentes ao exercício da cidadania. O enfoque na condição de gênero, em específico à mulher chefe de família, tem contribuído para a superação das concepções impostas pelo patriarcalismo da sociedade, ao atribuir à mulher o dever de apenas cuidar da moradia e dos afazeres domésticos.

O enfoque de gênero norteia a efetividade do trabalho deste profissional, tendo em vista as ações implícitas de titularidade à mulher chefe de família ou em situação civil irregular, definidas pelo Ministério das Cidades. Assim, os Programas Habitacionais referenciando a mulher oferece não apenas o acesso à moradia, mas oportuniza através das ações de apoio à mobilização, organização comunitária, capacitação profissional e geração de trabalho e renda, inúmeras outras possibilidades. Ainda, entremeia a interlocução dos usuários com demais segmentos sociais, bem como, com as diversas políticas públicas. 

Portanto, neste cenário, se visualiza a mulher como o sujeito que se mobiliza e participa das ações de interesses coletivos. O processo de mobilização e participação comunitária, bem como as ações de geração de trabalho e renda, evidencia a importância do trabalho do Assistente Social no fortalecimento do princípio de justiça social, equidade de gênero e cidadania, na formação de lideranças, capacitação da mão de obra e inserção no mercado de trabalho, e deve contribuir no processo de tomada de consciência dos beneficiários quanto aos direitos e deveres na sustentabilidade da nova moradia.

Comentários

  1. Interessante a postagem, mas como pode ser obrigação do Assistente Social propor projeto habitacional, efetuar cadastro e seleção de famílias sem previsão de recursos para tal.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a postagem, mas como pode ser obrigação do Assistente Social propor projeto habitacional, efetuar cadastro e seleção de famílias sem previsão de recursos para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recurso existe nos cofres publicos de sobra. Falta projetos sólidos.

      Excluir
  3. Precisamos de mais profissionais do Serviço Social, trabalhando em prol da cidadania.
    Fortalecendo a justiça social e a equidade de gênero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II