O que é mais valia no conceito de Karl Marx?

Segundo Karl Marx, a riqueza no capitalismo provém de um valor a mais atribuído à mercadoria. Assinale a alternativa que expressa corretamente esse valor:

(A) Valoração do uso da mercadoria.
(B) Mais-valia.
(C) Utilização de mercadorias.
(D) Produção de matérias-primas.
(E) Compra de matérias-primas baratas.

Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.

Mais-valia é o valor excedente entre o salário de um trabalhador e o valor de troca daquilo que ele produziu. Ela é um dos mais importantes conceitos da teoria econômica do marxismo. Segundo Karl Marx, ao longo da História - dos sistemas escravocratas ao capitalismo -  as classes dominantes têm extraído o que ele chamou de mais-valia das classes trabalhadoras. De acordo com o conceito marxista, no capitalismo o salário de um trabalhador nunca equivale ao valor de troca das mercadorias que ele produz. É como se durante sua jornada de trabalho o trabalhador recebesse apenas por uma parte dela e a outra ele trabalhasse de graça para o seu empregador. Os trabalhadores não reconheceriam essa exploração pois acreditam estar recebendo uma remuneração justa num mercado de trabalho livre. A partir de sua teoria econômica, Marx chegou a prever o colapso do capitalismo uma vez que para manter a mais-valia o capitalista teria de levar adiante um contínuo processo de empobrecimento dos trabalhadores. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II