20 questões de concurso em Serviço Social para o Sistema Prisional

20 questões de concurso em Serviço Social para o Sistema Prisional selecionadas, que são excelentes para treinar conhecimentos ou até fazer aquele debate em grupo.

Questão 01
De acordo com o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, o desenvolvimento da atenção básica de saúde no âmbito das unidades penitenciárias será realizado por equipes mínimas, integrada por
A) médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo e nutricionista.
B) médico, psiquiatra, enfermeiro, assistente social e psicólogo.
C) médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e nutricionista.
D) médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário.
E) médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e técnico de RX.

Questão 02
No Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário – Anexo I, são descritas as linhas de ação para a população penitenciária brasileira. Nele, seguindo a NOAS/MS, são consideradas Ações de Atenção Básica
A) a atenção em saúde mental, tratamento em DST/HIV/aids, saúde da mulher, programa de imunizações e saúde bucal.
B) o programa de imunizações, padronização de medicamentos, prevenção às DST/aids, controle de hepatites.
C) a sorologia anti-HIV, controle da tuberculose, programa de imunizações e saúde da mulher.
D) o controle da tuberculose, controle da hipertensão e diabetes, dermatologia sanitária-hanseníase, saúde bucal e saúde da mulher.
E) o controle da hanseníase, distribuição de preservativos, programa de redução de danos , pradronização de medicamentos e
planejamento familiar.

Questão 03
As Penas Restritivas de Direitos são aplicadas para os crimes praticados sem violência, cuja sanção penal é de:
A) 0 a 4 anos de condenação.
B) até 8 anos de condenação.
C) 1 a 10 anos de condenação.
D) prisão semi-aberta.
E) reclusão em penitenciária agrícola.

Questão 04
Dentre outras atribuições, compete à Coordenação Geral de Fomento ao Programa de Penas e Medidas Alternativas – CGPMA:
A) estabelecer penas restritivas de direitos de acordo com a gravidade do delito cometido.
B) capacitar equipes de monitoramento de execução das penas e medidas alternativas que atuam nas unidades da federação.
C) implementar políticas sociais que visem a reinserção do infrator na sua comunidade de origem.
D) fiscalizar os profissionais responsáveis pelo cumprimento das penas e medidas alternativas em cada região do país.
E) opinar sobre projetos de lei, elaborar e acompanhar propostas legislativas relativas às penas e medidas alternativas.

Questão 05
A Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas – CONAPA – é um órgão
A) executivo.
B) legislativo.
C) participativo.
D) distributivo.
E) consultivo.

Questão 06
Quando inserido em atividade laborativa, a remuneração do preso deverá possibilitar
A) o pagamento dos encargos processuais.
B) a aquisição de alimentos.
C) a indenização pelos danos causados pelo crime.
D) o ressarcimento, ao erário, dos recursos dispensados durante o seu confinamento.
E) a sua manutenção integral durante o cumprimento da pena.

Questão 07
A origem da instituição carcerária moderna está intimamente vinculada
A) à Alta Idade Média.
B) aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.
C) à ideologia do isolamento social.
D) ao auge do Feudalismo.
E) ao surgimento do modo de produção capitalista.

Questão 08
A invenção de novas formas de práticas e procedimentos judiciários experimentou uma grande transformação a partir do século XII, com a instituição de uma nova estrutura política e de poder. Uma dessas práticas, segundo Foucault (2002), termina por reorganizar todas as práticas judiciárias, possuindo vigência até os dias atuais. Trata-se
A) do confisco de bens.
B) do inquérito.
C) da prova.
D) da reparação.
E) do crime.

Questão 09
A nova distribuição espacial e social da riqueza, no final do século XVIII, na Europa, tornou necessário o surgimento de novos controles sociais. Estes dão origem ao que Foucault (1983 e 2002) denominou de
A) capitalismo monopolista.
B) ditadura do proletariado.
C) sociedade disciplinar.
D) instituições totais.
E) cidade operária.

Questão 10
Segundo Thompson (1991), a partir do século XIX a prática do encarceramento assume uma tripla finalidade:
A) terapêutica, expiação e ordem.
B) monitoramento, disciplinamento e readaptação.
C) reabilitação, punição e intimidação.
D) criminalização, recuperação e ressocialização.
E) diagnóstico, reclusão e reeducação.

Questão 11
A nova criminologia, ao se debruçar sobre o surgimento da delinqüência, enfatiza
A) as formas de cidadania ativa que propiciam a coesão social.
B) a necessidade de uma ampla reforma no sistema prisional.
C) as condições sociais e estruturais da sociedade capitalista.
D) o tratamento individualizado como a melhor forma de reinserção.
E) as condições sociais em que o infrator cumpre a pena.

Questão 12
A tese defendida por Melossi e Pavarini (2006), que enfoca a penitenciária como fábrica, diz respeito, fundamentalmente,
A) à transformação do criminoso em proletário.
B) ao direito que o detento deve ter ao trabalho.
C) à produção de mercadorias pelos presos para empresas privadas.
D) à criação de um valor simbólico intimidativo nas prisões.
E) ao processo disciplinador instituído no cárcere.

Questão 13
A hegemonia neoliberal na contemporaneidade, de acordo com Wacquant (2003), faz o Estado de Bem-Estar Social (ou Estado-Providência ou Estado Caritativo) ceder lugar ao Estado
A) mínimo.
B) punitivo.
C) interventor.
D) ditatorial.
E) totalitário.

Questão 14
A questão da violência começou a fazer parte das preocupações da Saúde Pública a partir da constatação dos agravos físicos, mentais e emocionais provocados por esse fenômeno, que se mostra, na atualidade, como:
A) fragmentado.
B) territorializado.
C) estrutural.
D) espacial.
E) episódico.

Questão 15
As condições de trabalho encontradas no sistema penitenciário brasileiro levam ao não cumprimento de vários dos direitos previstos no Código de Ética Profissional do Assistente Social, dentre eles,
A) a denúncia de falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição.
B) contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários.
C) a garantia e a manutenção do sigilo profissional.
D) participar de movimento social de luta pela consolidação dos direitos de cidadania.
E) a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

Questão 16
O Sistema Penitenciário Brasileiro está regulamentado
A) pelo Código Civil.
B) pelo Ministério da Justiça.
C) pela Constituição Federal.
D) pela Lei de Execuções Penais.
E) pela Secretaria de Administração Penitenciária.

Questão 17
No que tange à história do Serviço Social no sistema prisional brasileiro, Guindani (2001) constata que a profissão possui uma identidade:
A) repressora, controladora e julgadora.
B) progressista, emancipadora e criativa.
C) conservadora, disciplinadora e prescritiva.
D) tarefeira, subalterna e sem base teórica.
E) reflexiva, crítica e comprometida.

Questão 18
O projeto de formação profissional do Assistente-Social, materializado nas Diretrizes Curriculares de 1994, enuncia a imprescindibilidade da pesquisa em todo o processo formativo. Nesse sentido, a pesquisa é entendida como um instrumento
A) complementar à estrutura do ensino.
B) acessório, pois depende da disponibilidade de recursos.
C) contraditório, devido à existência de vários projetos profissionais.
D) viabilizador de respostas imediatas às demandas da população.
E) definidor e redefinidor do processo formativo.

Questão 19
Ao considerar a pesquisa como elemento-chave na concretização dos princípios e diretrizes do projeto de formação profissional,
um dos mecanismos operativos para sua materialização é
A) a procura de financiamento extra-muros da universidade.
B) a montagem de salas de pesquisa equipadas com tecnologia de ponta.
C) a apreensão da forma de vida das camadas vulnerabilizadas socialmente.
D) a parceria com instituições da sociedade civil organizada.
E) a inserção do alunado em grupos temáticos de pesquisa.

Questão 20
Nos anos de 1980, aportam, para o Serviço Social brasileiro, um profundo processo de renovação, que se materializou em conquistas teóricas, ganhos práticos e normatização ética (CFESS, 1993). Nesse sentido, o Código de Ética de 1986 expressa essas conquistas e ganhos em dois procedimentos, o de
A) instituição de piso salarial nacional e aquisição de um novo status profissional.
B) negação da base conservadora e afirmação de um novo perfil do técnico.
C) compromisso profissional exclusivo com as camadas vulnerabilizadas e planejamento de projetos profissionais.
D) reconhecimento como profissão autônoma e participação em equipes multiprofissionais.

E) elaboração do projeto ético político e sistematização do processo de trabalho do Serviço Social.

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