This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Av 2 - Economia Política


Este artigo serve apenas para reflexão, estude todo seu material e tire suas conclusões



Questão 1
O Sistema privilegia a propriedade pública dos meios de produção, a quantidade produzida e a distribuição das riquezas são decididas pelo governo.  Estas características são referências do:
Sua resposta
Socialismo.
 
 
Questão 2
Apesar da crítica de Marx, o sistema capitalista se desenvolveu e apresentou-se de forma diferente ao longo do tempo. No início, acreditava-se que o Estado (governo) não deveria intervir no sistema econômico, pois o mercado seria autoajustável. A quem pertencia esta teoria?
Sua resposta
Adam Smith.
 
 
Questão 3
A economia política clássica foi fruto da insatisfação da burguesia com o regime feudal, que acabou contribuindo para o desenvolvimento do capitalismo. Com o sistema capitalista vigente, a burguesia tornou-se a classe dominante, o que despertou uma nova revolução: a revolução do proletariado (classe trabalhadora). Os trabalhadores, que se sentiam explorados pelos capitalistas, tiveram como porta-voz um dos críticos mais importantes do capitalismo. Quem foi este crítico?
Sua resposta
Karl Marx.
 
 
Questão 4
Leia as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
A economia política é chamada de normativa, pois é utilizada para emissão de opiniões ou juízos de valor sobre algum fato ou situação.
 
 
Questão 5
Analise as alternativas a seguir sobre a teoria de Keynes e em seguida assinale a CORRETA:
Sua resposta
Keynes pregava a intervenção estatal na economia para assegurar o bem-estar da população.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Av 1 - Economia Política

Estude seu material completo, pois este blog não garante a precisão das respostas, são só uma ideia para tirar duvidas.




Questão 1
O Capitalismo tem sua ação focada no mercado, enquanto o socialismo é um sistema planificado. Assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta
No sistema capitalista os “problemas econômicos fundamentais” são decididos livremente pelas pessoas e empresas, com mínima intervenção do Estado.

Questão 2
A ciência econômica estuda não apenas o dinheiro, mas os bens que não são infinitos. Se todos os bens e serviços consumidos pelas pessoas “caíssem do céu”, ninguém precisaria estudar economia. Esta afirmação ilustra o conceito central da economia, que nos mostra que:
I. Os bens são abundantes.
II. A produção de bens depende somente da mão de obra.
III. A produção de bens depende principalmente do sistema econômico.
IV. A economia depende somente do capital.
V. Os bens são escassos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
Apenas a V está correta.

Questão 3
Quanto aos Sistemas  SOCIALISTAS, analise as afirmativas a seguir:
I. Os meios de produção são predominantemente controlados pelo governo.
II. O mercado funciona livremente, de acordo com a lei da oferta e demanda;
III. O sistema socialista predomina no mundo, atualmente.
IV. As questões como preços dos bens e serviços, salários, quantidade produzida e distribuição das riquezas são decididas pelo governo, não pela lei da oferta e demanda.
Assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
As afirmativas I e IV estão corretas.

Questão 4
Sobre a EFICÊNCIA e EQUIDADE assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
De forma geral, é possível afirmar que o sistema capitalista privilegia a eficiência enquanto o sistema socialista privilegia a equidade.

Questão 5
Qual é o conceito que ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas é denominado de:
Sua resposta
Custo de oportunidade.


.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Av 2 - Ciência Política

As respostas abaixo não são garantias de que estão certas é apenas uma sugestão para pensar, leia todo material envolvido na materia tire suas proprias conclusões.


Questão 1
Enade 2005 (FGCS-01) Está em discussão, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma política e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento público de campanhas, fidelidade partidária, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados à obrigatoriedade de os candidatos fazerem declaração pública de bens e de prestarem contas dos gastos devem ser aperfeiçoados, os órgãos públicos de fiscalização e controle podem ser equipados e reforçados. Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da:

Sua resposta
Ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência.
Questão 2
Em 2010 os eleitores brasileiros puderam participar da escolha de candidatos à presidência da República, senado, câmaras legislativas e governo estadual,  distribuídos entre diferentes partidos políticos. Durante os meses de campanha eleitoral, o que se observou na mídia e nas ruas foi um festival de propagandas, promessas, aproximações com os eleitores, slogans, discursos, pesquisas de intenção de voto, debates entre candidatos, e muitos confrontos entre os adversários. Todo esse cenário é resultado de um conjunto de ações minuciosamente planejadas e estruturadas pelos partidos na tentativa de conquistar eleitores para seus candidatos, e, obviamente, de afastá-los dos oponentes. Tais ações são definidas como:
Sua resposta
Uso indevido da máquina pública.
Questão 3
Dentre as alternativas a seguir, assinale a que NÃO representa a “máquina eleitoral” do Brasil:
Sua resposta
A principal preocupação dos políticos deve ser a execução de suas promessas, atendendo às reais necessidades e interesses da população. 
Questão 4
Em relação ao conceito de “cidadania” analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que melhor corresponde à sua definição e significado:

I - Uma ação de cidadania não precisa estar comprometida com o bem comum ou com as questões políticas. Prova disto é que para ser cidadão basta que o indivíduo possua os documentos exigidos por lei, como a carteira de identidade e o título de eleitor.
II - Uma sociedade não precisa de ações de cidadania para ser democrática, pois quem deve assegurar o cumprimento das leis e a afirmação dos direitos da sociedade é o governo, que nos regimes democráticos assume este papel.
III - A expressão da cidadania somente se dá na esfera da ação coletiva, por isto é fundamental que a sociedade se organize através de partidos políticos, de movimentos sociais e de outras formas de participação política coletiva.
IV - A principal forma de expressão da cidadania é pelo voto, sobretudo se este for secreto (como no Brasil). O indivíduo cidadão é aquele que ajuda a eleger seus representantes no governo.
V - Uma ação de cidadania exige, necessariamente, interesse pelo bem comum e participação política por parte da sociedade, sobretudo na luta por seus direitos.
Sua resposta
Somente  V está correta.
Questão 5
Considerando a questão da mendicância como expressão da acentuação da pobreza, e, portanto, um problema social cuja solução passa necessariamente pela ação política, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta com base nas aulas:
Sua resposta
Para combater a mendicância, o primeiro passo do governante é identificar o fenótipo padrão dos indivíduos que se encontram nessa condição. A partir daí pode-se agir focalizadamente.

Av 1 - Ciência Política

Questão 1
Analise as alternativas a seguir. Em seguida assinale a INCORRETA em relação ao pensamento de John Locke, autor do livro “Segundo Tratado sobre o Governo Civil”, de 1690: 
Sua resposta
Locke, precursor da democracia moderna, defende a idéia de que a política deve ser exercida somente pelos homens que têm vocação para a mesma, e o povo deve escolher seus representantes no governo segundo essa premissa.
Questão 2
Sobre o pensamento de Montesquieu, filósofo francês e um dos grandes clássicos da Política Moderna, assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta
Foi um grande crítico dos governos monárquicos, estabelecendo em sua obra parâmetros para a criação de uma nova forma de governo – a democracia clássica – representada diretamente pelo próprio povo.
Questão 3
Em relação a Jean-Jacques Rousseau, filósofo iluminista do século XVIII, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu pensamento político:
Sua resposta
A democracia não é a melhor forma de governo, pois o povo não sabe decidir o que é melhor para si. É preciso, portanto, governar de forma absolutista (como nas monarquias feudais).   
Questão 4
Assinale a alternativa correta em relação à questão da democracia a partir dos conteúdos trabalhados na disciplina:
Sua resposta
Pode ser entendido como um dos aspectos essenciais da democracia o conjunto de princípios e ações que tem por objetivo proteger a liberdade humana, bem como garantir o direito de participação de toda a sociedade na vida pública.
Questão 5
Em relação às idéias políticas presentes no pensamento de Marx e de Weber, assinalem a alternativa CORRETA:
Sua resposta
Marx defende que nas sociedades capitalistas o Estado (e, portanto, o governo) defende somente os interesses econômicos da classe burguesa..

Seguidores

10% Já (1) 13 Razões para fazer faculdade a distância (1) 30h semanais (4) 55 anos de alienação do Serviço Social (1) A Classe C sustenta a Classe A (1) A família e o serviço social (1) a praga do Brasil. (1) Aids (1) Andes SN (1) Antinomia (1) Aposentados (1) Artigos do Serviço Social (1) Av - Mês do Assistente Social - Unidade 1 - Estatuto da Criança e Adolescente e o Processo de Trabalho do Assistente Social (1) Av - Políticas Sociais e o Processo de Trabalho do Assistente Social (1) Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social (1) Av 1 - Direito e Legislação Social (1) Av 1 - Estatística e Indicadores Sociais (1) Av 1 - Fundamentos Hist (1) Av 1 - Planejamento Social (1) Av 1 - Políticas Sociais I (1) Av 1 - Políticas Sociais II (1) Av 1 - Processos de Trabalho e Serviço Social (1) Av 1 - Seminários Temático IV (1) Av 1 - Seminários VI (1) Av 1 - Trabalho Profissional I (1) Av 1 Políticas Sociais I (1) Av 1- Planejamento Social (1) Av 2 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social (1) Av 2 - Direito e Legislação Social (1) Av 2 - Economia Política (1) Av 2 - Fundamentos Hist (1) Av 2 - Planejamento Social (1) Av 2 - Políticas Sociais I (1) Av 2 - Políticas Sociais II (2) Av 2 - Processos de Trabalho e Serviço Social (1) Av 2 - Seminário Temáticos III (1) Av 2 - Seminários Temático IV (1) Av 2 - Seminários Temáticos II (1) Av 2 - Seminários Temáticos IV (1) Av 2 - Seminários VI (1) Av 2 - Trabalho Profissional I (2) Av 3 - Direito e Legislação Social (1) Av 3 - Fundamentos Hist (1) Av 3 - Oficina de Formação - instrumentalidade do Ssoc (1) Av 3 - Planejamento Social (1) Av 3 - Políticas Sociais I (1) Av 3 - Políticas Sociais II (1) Av 3 - Seminário Temáticos III (1) Av 3 - Seminários Temático IV (1) Av 3 - Trabalho Profissional I (1) Av 4 - Direito e Legislação Social (1) Av 4 - Fundamentos Hist (1) Av 4 - Oficina de Formação - Instrumentalidade do Ssoc (1) Av 4 - Planejamento Social (1) Av 4 - Políticas Sociais I (1) Av 4 - Políticas Sociais II (1) Av 4 - Seminário Temáticos III (1) Av 4 - Seminários Temático IV (1) Av 4 - Trabalho Profissional I (1) Av1 - Est/ssoc/segtrab/rh/ads/gsam/log/ped/cco/adm/ghosp/pger/mkt - Metodologia Científica (1) Av1 - Fundamentos Históricos (1) AV1 - Seminários temáticos - 4º Semestre (1) Av1 - Ssoc - Sem 6 - Oficina de Formação - Projeto de Intervenção (1) Av1 - Ssoc - Sem 6 - Políticas Sociais III (1) Av1 Ética e Legislação Profissional (2) Av2 - Est/ssoc/segtrab/rh/ads/gsam/log/ped/cco/adm/ghosp/pger/mkt - Metodologia Científica (1) Av2 - Fundamentos Históricos (1) Av2 - Segurança no Trabalho - Sem 1 - Seminário (1) Av2 - Ssoc - Sem 4 - Seminários Temáticos III (1) Av2 - Ssoc - Sem 6 - A Realidade Regional e o Ssoc. (1) Av2 - Ssoc - Sem 6 - Oficina de Formação - Projeto de Intervenção (1) Av2 - Ssoc - Sem 6 - Políticas Sociais III (1) Av2 - Ssoc - Sem 6dp - Politicas Públicas da Família (1) Av2 Oficina de Formação: Instrumentalidade do Serviço Social (1) Av2 Ética e Legislação Profissional (1) avaliação (2) avaliação Ética e Legislação Profissional (2) Avaliações (2) Benefícios Eventuais (1) BPC - Benefício de Prestação Continuada (2) Caderno do serviço social (2) Cai a PEC 37 com 439 votos não e 9 votos a favor (1) Carilha MDS (5) Carteira do Idoso (1) Cartilhas MDS (4) casas sem pessoas. (1) CFESS (21) CFESS apoia movimento grevista de Universidades Federais (1) CFESS debate a Política sobre Drogas do governo federal (1) CFESS inaugura perfil em redes sociais (1) CFESS lança manifesto sobre o Dia da Luta Antimanicomial (1) CFESS é candidato nas eleições do CNAS (1) CFESS é contra o Ato Médico (1) Cips (1) Ciência Política (2) CNH (1) Coleção de palavras Técnicas do Serviço Social (1) Conasss 2012 (1) Concursos (1) Concursos 2012 (6) Concursos 2013 (9) CRESS (1) Cuba (1) Cursos (1) Código de Ética (1) Código De Ética Do Serviço Social (3) Código de Ética profissional do Serviço Social (1) Desigualdade - Pessoas sem casa (1) Dia da Luta Indígena (1) Dia Mundial do/a Trabalhador/a (1) Direitos Humanos (1) do Ssoc IV (4) ECA (1) Economia Poltica (1) Ensino à distância é pauta de reunião do CFESS (1) Entidades de Serviço Social se manifestam sobre crise no Paraguai (1) Estupro (1) FNTSUAS (2) Fordismo (1) Forum Nacional DCA (1) Frente contra drogas (1) Frente Nacional sobre Drogas e Direitos Humanos (FNDDH) (1) Governo (1) Habitação (1) Hospitais (1) ICMS - ALÍQUOTA DE UNIFICADA DE 4% (1) Idoso (2) Inscrições para o XIII ENPESS já começaram (1) INSS (1) Kit do vagabundo. (1) Livros da Marilda Villela Iamamoto. (3) Livros grátis (1) LOAS (1) Luta pelo Serviço Social na Educação tem vitória importante (1) Maioridade penal (1) Marco civil (1) MEC (1) Mestrado (1) Met (4) Modelo de Projeto de Intervenção do Serviço Social. (1) Mv Bill (1) Módulos de provas (3) Neoliberalismo (2) Nesse Feira (2) NESSE Tucano (1) Nota de Marcela Silva (1) Noticias (1) O Curso livre de Assistente Social (1) O INSS NA CONSTRUÇÃO CIVIL (1) O que faz o Assistente Social na Previdência Social? (1) O que é mais valia no conceito de Karl Marx? (1) Oficina de Formação - Questão Social (2) Oficinas de Instrumentais Técnico Operativo (1) Paulo Freire (1) PEC 37 (1) Pessoas com Deficiência (1) Pessoas portadoras de deficiência (1) Petróleo (1) Piso Salarail do Serviço Social (1) Pl educação (1) Platão (1) PNAS (1) Politica de Seguridade Social (1) Politicas Sociais (1) Porque sou a favor da continuidade da EAD no Brasil. (1) Processos de Trabalho (2) Procura-se Emprego. (1) Pronatec (1) Protesto (1) Pubicação MDS (2) Qual é função do Assistente Social? (1) Questão comentada (13) Questões de Concurso (1) Reunião CFESS (3) Ridículos protestos contra a copa (1) Salário (1) Sarney (1) Saúde (1) Saúde da mulher (1) Saúde Mental (1) Seminário de Serviço Social na Educação (1) Seminário de Serviço Social na Educação: veja a lista final de inscritos/as (1) Seminário Nacional de Serviço Social na Educação (1) Seminários (1) Serviço Social na Educação (3) Serviço Social é trabalho. (1) Simpósio Mundial (1) Sistema Prisional (1) Sistema Único da Saúde (SUS) (1) Teo (4) Terceiro Setor (1) Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV (2) Trafico de crianças. (1) Viva o Brasil! (1) Xingar um presidente é crime? (1)

Artigos deste blog