Kit do Vagabundo, escrito por um vagabundo.

"Minha gente querida, estava trabalhando nesta manhã de sábado em meu computador, daí recebi este email. Achei uma ótima oportunidade para mais uma conversa-aula. O tema é discurso. Discurso é uma forma de conceber o mundo, de perceber ou de opinar sobre as realidades que nos cerca. Não é um conceito fácil de traçar, mas, como discurso é coisa que todos têm, é até fácil de entender. Vocês já ouviram expressões como: Fulano tem um discurso anti-religioso, Fulana tem um discurso homossexual, Zé tem um discurso vazio, João tem um discurso político. Numa palestra, quando o palestrante começa a falar, você vai prestando a atenção e colhendo a postura, o discurso, a forma de tratar os assuntos, assim vai montando o perfil discursivo daquele palestrante. Se ele começar falando de seitas e religiões de forma desrespeitosa, dizendo, por exemplo, que os seguidores da Renascer com Cristo são analfabetos, você vai concluir que ele não tem tato, é preconceituoso e tem visão restrita das religiões e seitas. Ou não, poderá até concordar com ele. Assim você vai negar ou acatar um discurso. Cada pessoa tem seu discurso, pois está inserida em uma dada comunidade discursIva. Escrevi tudo isso para que você atente para esta mensagem "KIT DO VAGABUNDO". Ela traz um forte discurso político e foi prodizida por quem maneja bem os discursos e até manda discursos ocultos. É preciso ter discurso para entender o que, no fundo, o Kit do Vagabundo quis dizer. Para começar, chamou todos os pobres que sobrevivem do Bolsa Família de vagabundos, chamou os esforçados estudantes universitários pobres cotistas de vagabundos, e vai por aí. Então, reflita: O que o produtor desse Kit do Vagabundo quer? O que o levou a montar este texto? Por que ele tem esse discurso velado? Por que ele não foi direto e disse que era contra essas cotas, bolsas, campanhas anti-aids, etc? É claro que é porque é um covarde e tentar levar os desavisados a irem de encontro a um povo que há século ficou desassistido. O bolsa Família, apesar de alguns pontos negativos, na verdade, tirou milhares de brasileiro da fome, levou leite a milhares de crianças dos confins do país, movimentou a economia de cidades antes estagnadas pela pobreza. Bom, parecerei defensor das medidas governamentais, não é isso, sou contra discursos covardes. O Kit do Vagabundo, certamente, é de alguém que nunca sentiu fome por necessidade, nunca lutou por uma educação justa e qualitativa, nunca lutou por justiça nem nunca viu a pobreza de perto.
Então, gente, discurso é só um pouquinho dessa conversa. Este Kit do Vagabundo eu só repassaria se pudesse atácá-lo com o meu discurso, que nem é certo nem errado, libertador nem reacionário, cada qual é que julgue. Eu é que não iria repassá-lo sem atravessá-lo com o meu disurso, o discurso que exponho para você".

A rasura deste tal kit do vagabundo é um disparate, só servirá para fomentações politicas infundadas criadas por burgueses, daqueles escravocatas que ao verem a classe baixe melhorando de vida começam a ficar preocupados com a perda de suas posições confortaveis.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social