20 questões de concurso em Serviço Social para o Sistema Prisional
20 questões de concurso em Serviço Social para o Sistema Prisional selecionadas, que são excelentes para treinar conhecimentos ou até fazer aquele debate em grupo.
Questão 01
De acordo com o Plano
Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, o desenvolvimento da atenção básica
de saúde no âmbito das unidades penitenciárias será realizado por equipes
mínimas, integrada por
A) médico, enfermeiro,
odontólogo, assistente social, psicólogo e nutricionista.
B) médico, psiquiatra,
enfermeiro, assistente social e psicólogo.
C) médico, enfermeiro,
assistente social, psicólogo e nutricionista.
D) médico, enfermeiro,
odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de
consultório dentário.
E) médico, enfermeiro,
assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e técnico de RX.
Questão 02
No Plano Nacional de Saúde
no Sistema Penitenciário – Anexo I, são descritas as linhas de ação para a
população penitenciária brasileira. Nele, seguindo a NOAS/MS, são consideradas
Ações de Atenção Básica
A) a atenção em saúde mental,
tratamento em DST/HIV/aids, saúde da mulher, programa de imunizações e saúde
bucal.
B) o programa de imunizações,
padronização de medicamentos, prevenção às DST/aids, controle de hepatites.
C) a sorologia anti-HIV,
controle da tuberculose, programa de imunizações e saúde da mulher.
D) o controle da tuberculose,
controle da hipertensão e diabetes, dermatologia sanitária-hanseníase, saúde
bucal e saúde da mulher.
E) o controle da hanseníase,
distribuição de preservativos, programa de redução de danos , pradronização de
medicamentos e
planejamento familiar.
Questão 03
As Penas Restritivas de
Direitos são aplicadas para os crimes praticados sem violência, cuja sanção
penal é de:
A) 0 a 4 anos de condenação.
B) até 8 anos de condenação.
C) 1 a 10 anos de condenação.
D) prisão semi-aberta.
E) reclusão em penitenciária
agrícola.
Questão 04
Dentre outras atribuições,
compete à Coordenação Geral de Fomento ao Programa de Penas e Medidas
Alternativas – CGPMA:
A) estabelecer penas
restritivas de direitos de acordo com a gravidade do delito cometido.
B) capacitar equipes de
monitoramento de execução das penas e medidas alternativas que atuam nas
unidades da federação.
C) implementar políticas
sociais que visem a reinserção do infrator na sua comunidade de origem.
D) fiscalizar os profissionais
responsáveis pelo cumprimento das penas e medidas alternativas em cada região
do país.
E) opinar sobre projetos de
lei, elaborar e acompanhar propostas legislativas relativas às penas e medidas
alternativas.
Questão 05
A Comissão Nacional de
Apoio às Penas e Medidas Alternativas – CONAPA – é um órgão
A) executivo.
B) legislativo.
C) participativo.
D) distributivo.
E) consultivo.
Questão 06
Quando inserido em
atividade laborativa, a remuneração do preso deverá possibilitar
A) o pagamento dos encargos
processuais.
B) a aquisição de alimentos.
C) a indenização pelos danos
causados pelo crime.
D) o ressarcimento, ao erário,
dos recursos dispensados durante o seu confinamento.
E) a sua manutenção integral
durante o cumprimento da pena.
Questão 07
A origem da instituição
carcerária moderna está intimamente vinculada
A) à Alta Idade Média.
B) aos campos de concentração
da Segunda Guerra Mundial.
C) à ideologia do isolamento
social.
D) ao auge do Feudalismo.
E) ao surgimento do modo de
produção capitalista.
Questão 08
A invenção de novas formas
de práticas e procedimentos judiciários experimentou uma grande transformação a
partir do século XII, com a instituição de uma nova estrutura política e de
poder. Uma dessas práticas, segundo Foucault (2002), termina por reorganizar
todas as práticas judiciárias, possuindo vigência até os dias atuais. Trata-se
A) do confisco de bens.
B) do inquérito.
C) da prova.
D) da reparação.
E) do crime.
Questão 09
A nova distribuição
espacial e social da riqueza, no final do século XVIII, na Europa, tornou
necessário o surgimento de novos controles sociais. Estes dão origem ao que
Foucault (1983 e 2002) denominou de
A) capitalismo monopolista.
B) ditadura do proletariado.
C) sociedade disciplinar.
D) instituições totais.
E) cidade operária.
Questão 10
Segundo Thompson (1991), a
partir do século XIX a prática do encarceramento assume uma tripla finalidade:
A) terapêutica, expiação e
ordem.
B) monitoramento,
disciplinamento e readaptação.
C) reabilitação, punição e
intimidação.
D) criminalização, recuperação
e ressocialização.
E) diagnóstico, reclusão e
reeducação.
Questão 11
A nova criminologia, ao se
debruçar sobre o surgimento da delinqüência, enfatiza
A) as formas de cidadania
ativa que propiciam a coesão social.
B) a necessidade de uma ampla
reforma no sistema prisional.
C) as condições sociais e
estruturais da sociedade capitalista.
D) o tratamento
individualizado como a melhor forma de reinserção.
E) as condições sociais em que
o infrator cumpre a pena.
Questão 12
A tese defendida por
Melossi e Pavarini (2006), que enfoca a penitenciária como fábrica, diz
respeito, fundamentalmente,
A) à transformação do
criminoso em proletário.
B) ao direito que o detento
deve ter ao trabalho.
C) à produção de mercadorias
pelos presos para empresas privadas.
D) à criação de um valor
simbólico intimidativo nas prisões.
E) ao processo disciplinador
instituído no cárcere.
Questão 13
A hegemonia neoliberal na
contemporaneidade, de acordo com Wacquant (2003), faz o Estado de Bem-Estar
Social (ou Estado-Providência ou Estado Caritativo) ceder lugar ao Estado
A) mínimo.
B) punitivo.
C) interventor.
D) ditatorial.
E) totalitário.
Questão 14
A questão da violência
começou a fazer parte das preocupações da Saúde Pública a partir da constatação
dos agravos físicos, mentais e emocionais provocados por esse fenômeno, que se
mostra, na atualidade, como:
A) fragmentado.
B) territorializado.
C) estrutural.
D) espacial.
E) episódico.
Questão 15
As condições de trabalho
encontradas no sistema penitenciário brasileiro levam ao não cumprimento de
vários dos direitos previstos no Código de Ética Profissional do Assistente
Social, dentre eles,
A) a denúncia de falhas nos
regulamentos, normas e programas da instituição.
B) contribuir para a criação
de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários.
C) a garantia e a manutenção
do sigilo profissional.
D) participar de movimento
social de luta pela consolidação dos direitos de cidadania.
E) a defesa intransigente dos
direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
Questão 16
O Sistema Penitenciário
Brasileiro está regulamentado
A) pelo Código Civil.
B) pelo Ministério da Justiça.
C) pela Constituição Federal.
D) pela Lei de Execuções
Penais.
E) pela Secretaria de
Administração Penitenciária.
Questão 17
No que tange à história do
Serviço Social no sistema prisional brasileiro, Guindani (2001) constata que a
profissão possui uma identidade:
A) repressora, controladora e
julgadora.
B) progressista, emancipadora
e criativa.
C) conservadora,
disciplinadora e prescritiva.
D) tarefeira, subalterna e sem
base teórica.
E) reflexiva, crítica e
comprometida.
Questão 18
O projeto de formação
profissional do Assistente-Social, materializado nas Diretrizes Curriculares de
1994, enuncia a imprescindibilidade da pesquisa em todo o processo formativo.
Nesse sentido, a pesquisa é entendida como um instrumento
A) complementar à estrutura do
ensino.
B) acessório, pois depende da
disponibilidade de recursos.
C) contraditório, devido à
existência de vários projetos profissionais.
D) viabilizador de respostas
imediatas às demandas da população.
E) definidor e redefinidor do
processo formativo.
Questão 19
Ao considerar a pesquisa
como elemento-chave na concretização dos princípios e diretrizes do projeto de
formação profissional,
um dos mecanismos
operativos para sua materialização é
A) a procura de financiamento
extra-muros da universidade.
B) a montagem de salas de
pesquisa equipadas com tecnologia de ponta.
C) a apreensão da forma de
vida das camadas vulnerabilizadas socialmente.
D) a parceria com instituições
da sociedade civil organizada.
E) a inserção do alunado em
grupos temáticos de pesquisa.
Questão 20
Nos anos de 1980, aportam,
para o Serviço Social brasileiro, um profundo processo de renovação, que se
materializou em conquistas teóricas, ganhos práticos e normatização ética
(CFESS, 1993). Nesse sentido, o Código de Ética de 1986 expressa essas conquistas
e ganhos em dois procedimentos, o de
A) instituição de piso
salarial nacional e aquisição de um novo status profissional.
B) negação da base
conservadora e afirmação de um novo perfil do técnico.
C) compromisso profissional
exclusivo com as camadas vulnerabilizadas e planejamento de projetos
profissionais.
D) reconhecimento como
profissão autônoma e participação em equipes multiprofissionais.
E) elaboração do projeto ético
político e sistematização do processo de trabalho do Serviço Social.
Cadê o gabarito
ResponderExcluir